Buscar
  • MEET your home

7 dicas para construir uma casa de raiz


7 dicas para construir uma casa de raíz

Construir uma casa de raiz é, sem dúvida, um grande desafio, com todos os seus prós e contras.

Uma opção que pode ser a ideal para si, quer em termos de custos, quer na concretização de um sonho da casa à sua medida. São muitas as decisões a tomar ao longo de todo o processo,e nem sempre é fácil conseguir visualizar e atingir o resultado final tão desejado, por isso, é essencial ter a ajuda dos profissionais adequados a si e ao que pretende.


Ter algumas noções prévias do processo da construção de uma casa também pode facilitar a que o resultado seja atingido de forma mais fácil.


Por isso, deixo-lhe aqui algumas dicas que são úteis antes de pôr em prática a ideia de construir uma casa de raiz.


1 - Primeiro e antes de tudo o resto pesquise, aprenda e inspire-se

Tente perceber para onde quer ir, recolha informações e não se foque apenas num aspecto da sua casa de sonho. Perceba o que quer e sobretudo o que não quer, folheie revistas de arquitectura, leia blogues, visite sites, vá a feiras e exposições da área e fale com profissionais da área.

Desde que tenha sempre em mente que cada casa é um caso e que o processo de construção de uma casa nunca é exatamente igual pois podem surgir diferentes imprevistos, pode ser útil conversar com amigos que já passaram pelo mesmo, para perceber o que eles sentiram, os problemas que tiveram e sobretudo o que mudariam se fosse agora.


2 - Procure ajuda de quem percebe do assunto

Contrate profissionais de confiança, quer seja a empresa de construção, o arquitecto, o designer, o empreiteiro. Com todos eles é importante sentir empatia, para que seja clara e fácil a comunicação de forma a executarem na perfeição os seus pedidos, e para que o resultado final seja o que pretende. Estes profissionais devem acompanhá-lo em todo o processo, desde o início de projecto até à fase final de execução da obra. Só assim todas as questões que eventualmente surjam poderão ser resolvidas dentro do esperado.


3 - Soluções limpas, aspecto duradouro

Outra sugestão que lhe podemos deixar é para que na escolha dos materiais para a sua nova casa fale com o arquitecto e optem por soluções limpas.

Se a falta de espaço não for questão, uma casa ganha em ter divisões amplas com materiais suaves. Soluções muito marcantes e irreversíveis e cores demasiado fortes podem a longo prazo cansar, tornando-se mais difícil alterar os ambientes.

Sugerimos que deixe esses apontamentos para a decoração, pois é mais fácil alterar a qualquer altura, isto porque nunca se sabe quando os gostos e as necessidades irão mudar. Muitas vezes, menos é mais, e por isso, optar por soluções limpas e neutras não significa que sejam menos criativas, apenas se tornam mais duradouras e esteticamente até mais bonitas.


4 - Utilização de materiais autóctones

Ao aplicarmos materiais da região onde se está a construir, além de reduzir custos, por exemplo de transporte, também a casa fica mais bem inserida na sua envolvência. A utilização destes materiais gera valor aos produtos locais e às suas origens.


5 - Autenticidade e Verdade

Tal como nas pessoas, também nos materiais é sempre melhor e mais bonito ser-se o que se é. Ou seja, procurar a verdade e autenticidade e não aplicar materiais que imitam outros. Se é madeira, é madeira, se é pedra, é pedra; não utilizar, por exemplo, tijoleira que imita pedra. Esta verdade nos materiais e da sua função torna os espaços mais harmoniosos.


6 - Luz, temperatura e bem-estar

As janelas são, regra geral, as maiores responsáveis pela harmonia e bem-estar num espaço, porque ajudam a estabelecer relação com os espaços exteriores, logo, devem priorizar-se as boas vistas. Além disso, também iluminam, permitindo a sensação de espaço. A luminosidade natural numa casa é sempre um ponto a favor tanto pela vertente energética e de poupança quanto pela vertente de bem-estar.


7 - Dedique tempo à sua nova casa

Ao construir, o factor valorização deve estar sempre presente, quer na construção, quer na decoração. No entanto, ao longo do processo, não deve deixar para segundo plano a criação de espaços onde se sinta em casa, espaços confortáveis, funcionais e de acordo com as suas necessidades e da sua família. Cada pormenor pode ser crucial para que a relação entre todos os espaços e ambientes façam sentido.

Dedique tempo à sua casa nova, mesmo antes de esta estar pronta a recebê-lo. Faça parte do processo e deixe-se envolver neste que é um projecto de vida.


Construir pode ser encarado como um dos processos mais bonitos e envolventes da nossa vida. Trata-se de projectar e criar o palco onde vai futuramente viver e criar memórias.


#meetyourhome #dicasdameet #dicas #construção #construirderaiz

0 visualização
  • MEETLO-02
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Pinterest

© 2019 by MEET your home

AMI: 14235 • Praceta Comércio, Lj 5, Esc 1D • 2610-074 Alfragide • (+351) 213 630 032