Buscar
  • MEET your home

8 Dicas para ter uma casa mais sustentável



As casas sustentáveis, também conhecidas como casas ecológicas, são projectadas e construídas com base em princípios de sustentabilidade ambiental, tendo em consideração o equilíbrio com a natureza e também o bem-estar dos moradores.



Quando se fala deste tema, muitas pessoas pensam que deve ser mais caro… mas não é verdade. O custo de uma casa sustentável é semelhante ao de uma casa construída segundo os métodos tradicionais. Alguns sistemas, como por exemplo o de aquecimento solar, podem ter um valor inicial um pouco mais alto, mas a médio prazo torna-se mais económico.




Gostava de ter uma casa mais amiga do planeta? Partilhamos consigo algumas dicas a ter em conta:


1 - A localização de um edifício é muito importante no que respeita às necessidades térmicas e consumo de energia. Destas necessidades resulta o Certificado Energético, que é obrigatório. Este apresenta um conjunto de informações atribuindo uma classificação A+ (mais eficiente) até F (menos eficiente) e é válido por 10 anos.


2 - O Sol é a nossa maior fonte de energia. Pode usá-lo em seu benefício escolhendo uma casa maioritariamente orientada a Sul. Assim, é possível controlar a radiação: quando a deixamos incidir nas janelas de vidro, o espaço interior aquece de forma natural.


3 - Opte por lâmpadas de baixo consumo e sempre que precisar de iluminação artificial prefira a localizada (onde é, de facto, necessária).


4 - Escolha materiais de construção de impacto mínimo, pouco poluentes e não tóxicos, os ‘’materiais verdes’’.


5 - Se possível instale equipamentos que promovem o consumo de energia renovável, como painéis solares térmicos ou fotovoltaicos, bombas de calor geotérmicas ou mini-turbinas eólicas.


6 - Aposte num sistema de captação da água da chuva que pode ser utilizada por exemplo, para limpeza de calhas, telhados ou em quintais.


7 - Invista em vidros duplos: além de bloquearem o calor e os raios UV, podem fazer baixar os gastos em energia entre 20% a 30%.

8- Nenhuma forma de aquecimento irá funcionar bem se a casa não estiver bem isolada. Uma casa sem isolamento pode ter perdas energéticas acima dos 80%.


#meetyourhome #dicasdameet #dicas #casassustentaveis #amigodoambiente #savetheplanet

7 visualizações
  • MEETLO-02
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Pinterest

© 2019 by MEET your home

AMI: 14235 • Praceta Comércio, Lj 5, Esc 1D • 2610-074 Alfragide • (+351) 213 630 032