Buscar
  • MEET your home

Descubra as mais-valias das SIGI: uma nova oportunidade de investimento


SIGI é a abreviatura para Sociedades de Investimento e Gestão Imobiliária, que foram criadas neste ano. O objectivo? Promover o investimento e dinamizar o mercado imobiliário, em particular o de arrendamento.

Seguindo a tendência de vários países europeus, onde existem os REITs (Real Estate Investment Funds), Portugal criou este ano a figura das SIGI como uma nova oportunidade de investimento no mercado imobiliário, direccionada tanto para os grandes como para os pequenos investidores.

Estas sociedades captam dinheiro junto de investidores, para fazerem investimentos em imóveis que geram rendimento, e distribuem obrigatoriamente esse rendimento pelos investidores.

Depois da crise nos bancos e das baixas taxas de juro associadas aos depósitos a prazo, os investidores começaram a procurar outras formas de investir o seu dinheiro.

Nesse sentido, o investimento em imóveis tem-se revelado uma excelente alternativa a outros investimentos que se faziam no passado, e as SIGI vêm contribuir para esse panorama. Com as SIGI, qualquer cidadão médio, que não tem dinheiro para comprar prédios inteiros e para quem os fundos de investimento imobiliário são realidades distantes e complexas, pode tornar-se um investidor no mercado imobiliário.

Deixamos-lhe aqui algumas vantagens das SIGI:

1. São um instrumento simples: é um imóvel que paga uma renda.

2. As SIGI são um investimento em imóveis para arrendamento, ou para outras formas de exploração económica. Aqui prevê-se também o desenvolvimento de projectos de construção e de reabilitação de imóveis. As sociedades podem ainda comprar participações em outras SIGI ou noutras sociedades com um regime equivalente noutro Estado-Membro, bem como investir em unidades de participação de fundos de investimento imobiliário.

3. Risco ajustado: comprar um imóvel envolve sempre um investimento significativo. Pelo contrário, comprar uma acção de uma SIGI dá um leque muito mais alargado de possibilidades, num tipo de investimento com um risco que é precedido e ajustado ao perfil dos investidores.

4. Distribuição de lucros: As SIGI estão obrigadas a distribuir os rendimentos. 90% dos lucros resultantes do pagamento de rendimentos de acções ou unidades de participação de entidades suas participadas e 75% dos restantes lucros distribuíveis têm de ser distribuídos no prazo de nove meses após o encerramento de cada exercício.

5. Investidores grandes e pequenos: 20% das ações têm de ser detidas por investidores de pequena dimensão, sendo que os pequenos investidores têm de ter posições inferiores a 2%.

6. Estabilidade: O património das SIGI deve ter um mínimo de 80% do capital em imóveis ou participações, sendo que destes 80%, 75% do capital deve representar direitos sobre imóveis para arrendamento ou exploração económica.

7. Endividamento limitado: De forma a proteger os investidores particulares, as SIGI não podem ultrapassar, em caso algum, níveis de endividamento superiores a 60% do seu valor ativo total.


#meetyourhome #dicasdameet #dicas #investimento #sigi

0 visualização
  • MEETLO-02
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Pinterest

© 2019 by MEET your home

AMI: 14235 • Praceta Comércio, Lj 5, Esc 1D • 2610-074 Alfragide • (+351) 213 630 032