Buscar
  • MEET your home

Lisboa de “cara lavada” e cada vez mais atraente



Há alguns anos que a requalificação de espaços urbanos da capital tem sido uma forte aposta e os resultados estão à vista… não é por acaso que atrai cada vez mais estrangeios.

Por onde começar? Talvez por um passeio pelos vários mercados, como o da Ribeira, Campo de Ourique ou Algés, que ganharam um novo fôlego com tasquinhas, lojas e restaurantes a contrastar com as típicas bancas de frutas e legumes que por ali andam desde sempre.

E sem esquecer o Mercado de Arroios, inserido no projecto de requalificação da freguesia homónima, entre o Martim Moniz e o Areeiro, com particular enfoque no Largo do Intendente Pina Manique. A que já foi considerada uma das zonas mais problemáticas da capital está actualmente a acolher projectos habitacionais de luxo. E se os portugueses ainda sentem alguma renitência devido ao passado, os estrangeiros vêem-na com outros olhos… como um lugar desejado e cheio de potencial.

Rumando em direcção ao rio, o Cais do Sodré é outra das áreas que mais ânimo ganhou nos últimos tempos. A criação de zonas verdes e espaço para os peões, além do reordenamento do estacionamento e dos transportes públicos, fizeram toda a diferença. A Praça Duque da Terceira, o Jardim Roque Gameiro, o passeio à borda de água, bem com o Largo do Corpo Santo, a Rua do Arsenal, o Campo das Cebolas e a maior parte da Avenida 24 de Julho também foram completamente remodelados. Por sua vez, a reabilitação da Ribeira das Naus, entre o Cais do Sodré e o Terreiro do Paço foi também benéfica e a prova derradeira de que o rio ganhou o seu merecido destaque na cidade.

Muitos outros lugares ganharam nova cara e estão ainda diversos projectos por realizar. Entre eles a renovação da Praça de Espanha, por exemplo, onde o trânsito dará lugar a um parque verde com quase cinco hectares, com espaços de recreio, lazer e desportivos. O futuro parque urbano terá acesso directo aos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian por uma ponte pedonal.

A capital portuguesa é considerada por muitos das cidades mais bonitas do mundo e as requalificações de que tem sido alvo nos últimos anos enalteceram (e continuarão a enaltecer) as suas melhores características. Lisboa está na moda e a tendência é para continuar.

#meetyourhome #dicasdameet #dicas #espaçosrequalificados #lisboa #lisbon

0 visualização
  • MEETLO-02
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Pinterest

© 2019 by MEET your home

AMI: 14235 • Praceta Comércio, Lj 5, Esc 1D • 2610-074 Alfragide • (+351) 213 630 032