Buscar
  • MEET your home

O que é a taxa euribor?


Muito associada aos créditos habitação, a taxa Euribor nasceu com o Euro.


O seu nome é uma abreviatura para Euro Interbank Offered Rate, que traduzido à letra significa “taxa de oferta interbancária em Euros”.


Apesar de nos referirmos à Euribor como uma taxa, na realidade ela representa cinco taxas com prazos diferentes: Euribor a uma semana, Euribor a um mês, Euribor a três meses, Euribor a seis meses e Euribor a 12 meses.


A Euribor é a média das taxas de juro praticadas nos empréstimos entre um grupo específico de bancos em Euros. Este grupo inclui 19 bancos, entre os quais a Caixa Geral de Depósitos, e é definido pela Federação dos Bancos Europeus.


As Taxas Euribor são calculadas diariamente pela Federação Europeia de Bancos e comunicadas às 10 horas de Lisboa.


Estas taxas são utilizadas como referência para os créditos bancários. Quando contrai um crédito habitação fica obrigado a pagar ao banco uma mensalidade - a soma entre a Euribor e o Spread, apelidado de TAN: taxa anual nominal. O Spread é um valor fixo, acordado com o banco na assinatura do contrato de crédito. Por outro lado, a Euribor varia ao longo do tempo, consoante o mercado. Os empréstimos com taxa variável podem ter diferentes prazos. Se o cliente optar pela Euribor a três meses, a mensalidade a pagar será revista a cada três meses. Assim, se a Euribor subir, a mensalidade do empréstimo também aumenta.


Em Portugal, a taxa mais utilizada na maioria dos créditos habitação é a Euribor a seis meses. Mas nos créditos recentes a tendência é a Euribor a 12 meses.


As taxas com prazos menores podem ser uma boa escolha em períodos de recessão económica, em que as Euribor apresentam valores negativos para todos os prazos.


A variação da Euribor está directamente relacionada com as políticas económicas na União Europeia, definidas pelo Banco Central Europeu. Num cenário de crise o Banco Central Europeu costuma criar medidas que dinamizam a economia, baixando as taxas de juro e facilitando o acesso ao crédito bancário.


Antes de comprar casa, o melhor é calcular o valor que ficaria a pagar com o aumento da Euribor. Afinal, um crédito habitação é um contrato de longa duração, e mesmo que a Euribor não suba no próximo ano, é muito provável que isso aconteça ao longo dos 30 ou 40 anos de duração do empréstimo.


O melhor é ser cauteloso e garantir que mesmo que o mercado sofra alterações o imóvel continue a ser seu.


#meetyourhome #dicasdameet #euribor #creditohabitação

8 visualizações
  • MEETLO-02
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Pinterest

© 2019 by MEET your home

AMI: 14235 • Praceta Comércio, Lj 5, Esc 1D • 2610-074 Alfragide • (+351) 213 630 032