Buscar
  • MEET your home

Se o quadro elétrico dispara constantemente, sabia que poderá ter de alterar a potência contratada?


Quantas vezes foi surpreendido por ter ficado sem eletricidade em casa, enquanto usava a máquina de lavar, e em simultâneo o secador e o microondas? Por outras palavras, quantas vezes o quadro elétrico disparou? Se isto lhe costuma acontecer, estará na hora de avaliar a situação e confirmar se existe ou não a necessidade de alterar a potência contratada. 


A potência elétrica da luz é medida em kWh e é a velocidade a que consumimos eletricidade na nossa habitação ou empresa. Existem inúmeros fatores que fazem variar a potência a contratar para um determinado espaço: O tamanho do local, o número de pessoas a usar essa energia, bem como o tipo de equipamentos disponíveis.


A potência mínima que se pode contratar para uma habitação é de 1,15 kwh e o máximo é de 20,7 Kwh. No entanto, o mais comum situa-se nos 3,45 kwh e os 6,9 kwh. A potência mínima normalmente é contratada para ter uma luz ligada, como é o caso de uma garagem ou algum armazém.


Como alterar a potência contratada numa casa?

Deverá ser contactada a empresa comercializadora com quem tem o contrato de energia elétrica e solicitar a alteração da potência contratada. Para tal, é necessário:

· Os dados do titular do contrato: Normalmente todos os dados estão numa fatura.

· A potência a contratar.

· O CPE (código ponto de entrega) - verifique na fatura.

A fim de garantir que a informação recebida e prestada foi a mais correcta, as alterações contratuais por telefone, são gravadas. O pedido pode ser efetuado através da internet ou dados móveis, normalmente na área do cliente, no site da empresa.


Que potência contratada devemos ter?

Como já foi dito, a potência contratada depende de alguns fatores. No entanto, convém sempre aconselhar-se junto da sua companhia elétrica ou, se tiver essa possibilidade, contactar com um eletricista credenciado que terá os conhecimentos necessários para ajudá-lo nessa decisão.

A potência contratada é paga mensalmente na fatura da eletricidade, e apresenta-se como uma taxa fixa. É vulgarmente conhecida como “aluguer do contador”.

Como é normal, quanto mais alta for a potência, mais se pagará por essa taxa mensalmente. Tenha em consideração que o valor da eletricidade pode alterar com base na mudança da potência contratada, normalmente para níveis de potência mais elevados.


Consulte, através de plataformas de comparação das tarifas de luz, todas as informações de modo a escolher a melhor proposta para si.

14 visualizações
  • MEETLO-02
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Pinterest

© 2019 by MEET your home

AMI: 14235 • Praceta Comércio, Lj 5, Esc 1D • 2610-074 Alfragide • (+351) 213 630 032